domingo, 4 de setembro de 2011

Entendendo: GAROTAS QUE AMAM ESCREVER





"Escrita ou grafia consiste na utilização de sinais (símbolos) para exprimir as ideias humanas. A grafia é uma tecnologia de comunicação, historicamente criada e desenvolvida na sociedade humana, e basicamente consiste em registrar marcas em um suporte."
Fonte: Wikipedia
Para muitas pessoas a escrita é uma forma de expressar sentimentos, extravasar emoções ou até mesmo se libertar de certas coisas que doem no peito ou até mesmo alegram. Pensando nisso, resolvi entrevistar quatro garotas que adoram essa linda e doce forma de se comunicar com o mundo!

São elas:

Nome: Larissa Siriani
Idade: 19 anos
Cidade: São Paulo
Hobby: Cinéfela e leitora compulsiva, estuda Cinema e se dedica a um blog voltado aos dois dos seus maiores vícios. 

Larissa é autora dos livros Toda Garota Quer, As Bruxas de Oxford, Vermelho Sangue e muito mais!
Conheçam mais a Larissa em:


Nome: Bárbara Dewet
Idade: 24 anos
Cidade: Rio de Janeiro
Hobby: Gosta de repetir cenas dos filmes que gosta até cansar, ouve a música que gosta diversas vezes seguidas e assiste a séries de TV.

Bárbara é autora do livro Sábado a Noite e mantém um site pessoal onde nele encontra-se o hotsite do seu livro.



Nome: Rachel Costa
Idade: 28 anos
Cidade: Rio de Janeiro
Hobby: Assistir filmes.

Rachel é autora do livro The Colt's Secrets (O Segredo dos Colt). Esse é o primeiro livro da sua  trilogia.
Ela ainda mantém o blog It Cultura: 



Nome: Débora Luiza Vasconcelos

Idade: 14 anos

Cidade: Belo Horizonte

Hobby: Adora ver filmes, se pudesse faria isso o dia todo.




1) Como e quando vocês começaram a escrever?

Larissa: Teoricamente comecei a escrever com mais afinco quando tinha 13 anos, mas na real, meu primeiro conto é de quando eu tinha 7. Comecei fazendo histórias em quadrinhos, mas desisti porque nunca fui muito boa em desenhar. Ai parti pra continhos pequenos, que foram crescendo ao longo do tempo.

Bárbara: Como comecei a ler muito pequena, a escrita foi bem natural. Sempre fui muito criativa, bolava mil mundos mágicos na cabeça e aos poucos passei pro papel. Comecei mesmo, mostrando pras pessoas e considerando histórias de verdade, com mais ou menos 15 anos. Escrevia fanfics de Harry Potter! Adorava, foi uma ótima escola. Aprendi a lidar com críticas, comentários, etc. Depois disso, me voltei para outros públicos, mas nunca deixando de escrever o que gosto.

Rachel: Eu escrevia muito quando era criança, mas conforme fui crescendo parei de fazer isso, deixei de lado mesmo. Então alguns anos atrás, quando Twilight foi lançado, eu comecei a escrever fanfics e não parei mais. Então considero meu início mais ou menos por volta de 2008, movido pela paixão por uma série. Só assim eu percebi que gostava mesmo de escrever e o mais importante, que as pessoas gostavam do que eu escrevia.

Débora: Comecei a escrever quando eu conheci crepúsculo, veio uma ideia e comecei a digitar no computar, e isso foi virando uma FanFic, e acabei gostando disso e passei a querer mais e mais escrever novos capítulos e histórias. 

2) Com a era da informática muitas pessoas preferem escrever de forma abreviada, assassinando o português. E vocês, preferem o bom e velho papel e caneta ou o computador?

Débora: Eu, particularmente prefiro o computador já que é bem mais prático passar tudo o que está no word pro site, mas claro que quando não meu notebook do lado, eu pego minha agenda e vou começando a escrever, é incrível, no meio da aula começo a escrever um capitulo inteiro de uma história, ou até mesmo no ônibus, isso é legal, mas depois bate aquela preguiça de passar tudo pro site e tal, mas é muito bom ter essas duas opções. 

Rachel: Sou preguiçosa, logo, sou mais adepta ao computador mesmo. Detesto qualquer tipo de erro de português e acho o "internetês" algo para ser usado apenas de forma casual, quando é preciso escrever rápido, no twitter ou mensagens pequenas. Só. Acho que para por aí, né? Hoje em dia as pessoas, principalmente os jovens, aderiram de vez à linguagem de internet e a trouxeram para o convívio social. Dá tristeza, mas é a verdade. Lógico que não sou um gênio e também cometo meus erros, mas para isso há o corretor ortográfico do Word, inúmeros dicionários online e até mesmo amigos que podem revisar um texto para nós.  

Bárbara: Admito que o papel e caneta hoje em dia me dão preguiça. Quando escrevia com 15, 16 anos o caderno era meu melhor amigo. Mesmo. Hoje eu mal consigo digitar em um laptop, só no computador. Acho que a era da informática deixou escritores preguiçosos! Haha 

Larissa: Depende. Eu gosto muito de escrever a mão, mas o computador me poupa um tremendo trabalho. Meus dedos calejados que o digam! Tudo depende de como eu começo a história - se eu começar a escrevê-la a mão, tenho que terminar assim. O mesmo se começar no computador. 

3) Qual é o melhor momento para escrever e por quê?

Bárbara: De madrugada. É quando vem as idéias mirabolantes e a vontade de escrever. Eu sempre quis saber o motivo, de verdade. Sou uma negação tentando escrever em outros horários - mas imagina o que isso faz com meu rendimento do dia? Um ciclo! 

Larissa: Qualquer momento em que a ideia esteja bem fresca na minha cabeça. Isso às vezes significa fazer anotações nas provas e perder aulas inteiras pra escrever algumas páginas, mas não tem nada melhor. Se eu espero até chegar em casa, ou esqueço ou não sai tão legal quanto eu tinha imaginado. 

Débora: Acho que quando você está sozinho, por que assim você consegue viajar no personagem, literalmente se imaginar dentro da história, e convenhamos que escrever com alguém por trás lendo, não é lá muito agradável, mas quando surge a inspiração - que pra mim é um pouco rara - não deixo de escrever em público. 

Rachel: No meu caso, é de madrugada, quando todos vão dormir e a casa fica mais silenciosa. Minha família é barulhenta, escandalosa. Isso tira minha concentração o tempo todo rs. Sou daquelas que adoraria se isolar no meio do mato para poder escrever um livro. 

4) Vocês acham que a escrita é o melhor meio de comunicação? Por quê?

Rachel: Depende da pessoa, na minha opinião. Eu sinceramente não sou muito boa na hora de falar. Sou um pouco tímida e desajeitada, então logicamente me garanto muito mais na hora de escrever. Outras pessoas, porém, só conseguem se comunicar adequadamente na hora de abrir a boca, como meu irmão, que tem uma lábia que convence qualquer um. rs 

Débora: Com Certeza, porque as palavras servem justamente para demonstrar o que a fala não consegue expressar, é um jeito novo de se abrir com as pessoas, de falar tudo o que sente, mas sem pensar se a pessoa que esta lendo vai rir ao ver o que está se passando, ela te compreende, e isso é um poder que a fala não tem.

Larissa: Pra mim é, porque eu tenho dificuldade em me expressar verbalmente. Eu sou do tipo que tem o discurso perfeito preparado, mas não consegue falar sem gaguejar ou soar realmente idiota. De toda forma eu sempre acho que escrevendo aquilo que eu quero dizer eu me faço entender melhor.

Bárbara: Se não o melhor, um dos melhores. Eu, que sou muito afobada e ansiosa, só consigo me comunicar bem através da escrita. Sou péssima conversando! Sou daquelas que arruma briga por sms só pra poder ter seu tempo de falar o que quer e que você sabe que está sendo lido, entende? Acho que a escrita e leitura te dão um  tempo que, talvez, outras artes não dêem. Você pode pensar por si próprio, avaliar o que leu, tirar suas idéias e conclusões, ler novamente... da mesma forma com quem escreve. 

Por essa pequena entrevista podemos perceber que apesar delas terem o msmo gosto pela escrita, cada uma tem a sua particularidade na hora de escrever. E acredito que como elas, muitas meninas também são assim.

Para vocês que gostam de escrever, tem muitas ideias mas, ainda não as passam para o papel, ai seguem alguns links com dicas para soltar o "verbo":


3 comentários:

  1. Adorei!

    Eu também me comunico melhor escrevendo. hehehehe Fiquei aliviada ao saber disso, pensei que só eu era assim.

    ResponderExcluir
  2. Aii, eu sou louca pra escrever, mas já tentei e ainda tento, mas por enquanto nada... algum dia quem sabe né?? rsrsrs
    adorei a entrevista, e em resposta da pergunta "se prefere papel ou pc", eu prefiro o papel... pelo menos a unica vez que escrevi algo legal, foi no papel.. hahaha

    Beijos!
    Marcielle

    ResponderExcluir
  3. Adorei as respostas das meninas, e sim, Rachel, eu tb sonho em um dia poder ir para o meio do mato escrever!

    ResponderExcluir