domingo, 7 de agosto de 2011

Entendendo : GAROTAS QUE AMAM LER!


A leitura que é um testemunho oral da palavra escrita de diversos idiomas. Com a invenção da imprensa, tornou-se uma atividade extremamente importante para o homem civilizado, atendendo múltiplas finalidades.
É um movimento de interação das pessoas com o mundo e delas entre si e isso se adquire quando passa a exercer a função social da língua, ou seja, quando sai do simplismo da decodificação para a leitura e reelaboração dos textos que podem ser de diversas formas apresentáveis e que possibilitam uma percepção do mundo.
Segundo Fanny Abramovich e Carla Alexandre, é através da leitura que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, de outra ética, outra ótica... é ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política, Sociologia, etc.
É uma atividade básica na formação cultural da pessoa. É obrigatória para alguns profissionais, como advogados e juízes. Além disso, é uma excelente atividade de lazer. A leitura de uma narrativa bem urdida, de um conto, de uma crônica e de diversos outros gêneros literários constitui uma valiosa atividade a ser incluída em nossos momentos de lazer.
Ler é benéfico à saúde mental, pois é uma atividade neurológica. A atividade da leitura faz reforçar as conexões entre os neurônios.
fonte: Wikipédia

Para entendermos mais sobre esse gostoso hábito de ler, convidamos quatro garotas que são apaixonadas pela literatura para uma pequena conversa. As garotas são:

Nome:  Raphaela Christante de Oliveira
Idade: 19 anos
Cidade: Porto Ferreira - SP
Hobby: Além de ler, assistir comédias românticas e cozinhar!
O blog é sobre livros, filmes e entrevistas com autores.


Nome: Mayara Pongitori
Idade: 26 anos
Cidade: Fortaleza - CE
Hobby: Mexer no photoshop
O blog falar sobre livros, filmes, séries, músicas, esmaltes e novidades sobre os temas tratados nele.

Nome: Sandra Mendes
Cidade:  Tatuí - SP
O blog fala sobre o mundo dos livros!

Nome: Thalía Corrêa
Idade: 14 anos
Cidade: Orleans - SC
Hobby: Tocar violão e gaita
O blog fala sobre o mundo literário: resenhas, dicas e entrevistas.

1) Como e quando começaram a criar o hábito de ler sempre?

Rapha: Desde pequena eu leio, inclusive fui a “oradora” na minha formatura da pré-escola hehehe, mas só depois de criar o blog é que comecei a ler um livro atrás do outro. 

Mayara: Em 2008, quando nem lembrava mais o que era parar e ler, minha irmã chegou com um livro emprestado de uma amiga dela, fazendo a maior propaganda e que tinha uma capa super chamativa (duas mãos segurando uma maça - todos devem reconhecer qual é o livro), e eu cai na dela e fui ler. Só larguei o livro quando terminei, depois de alguns poucos dias. Estava apaixonada pela história, não conseguia parar de pensar e, ao saber que tinha continuação, fui atrás para continuar lendo. A partir daí, fui conhecendo outras histórias, outros livros com capas maravilhosas e não parei mais.

Sandra: Quando eu era criança, minha mãe que me ensinou a ler e a escrever, aos 4 anos de idade. Quando eu entrei na escolinha, já lia e escrevia. E ela mesma sempre me comprava livros e gibis pra me incentivar a ler. Então, desde essa idade eu já tinha contato com livros. 
Lembro que eu dizia a ela que não queria livros com figuras, porque as figuras que eu imaginava eram muito mais bonitas... rsrs. Todo o período da escola eu li muito, sempre emprestando livros da biblioteca da escola do da biblioteca pública, e só agora tenho tido como comprar meus próprios livros.
Então é isso, sou amante das palavras desde muito pequena!

Thalía: Desde pequena já adorava aqueles livrinhos infantis, mas comecei a gostar de ler mesmo quando percebi que ler os livros exigidos pela escola não estava mais sendo um "sacríficio" e sim um momento prazeroso. Então comprei alguns livros do Harry Potter e aí não parei mais! Hehe

2) Entre tantas coisas para se divertir, por que ter sempre um livro como companheiro?

Mayara: Hoje preciso ter algum livro por perto para suprir minhas carências, para descansar minha mente dos problemas, viajar para outro mundo.

Sandra: Porque livros fazem muito bem para a nossa mente! Através dos livros nós podemos conhecer lugares que nunca sonhamos, somos transportados para os mais variados mundos... rimos, choramos, nos emocionamos... sem contar que exercitamos a mente e enriquecemos nosso vocabulário. Todo livro nos ensina alguma coisa

Thalía: Porque com ele eu viajo, entro em outro mundo, conheço novas opiniões, abro minha mente, amplio meus horizontes =)

Rapha: Ler é tão bom! Eu viajo, me imagino nas aventuras, me apaixono pelos mocinhos, choro e fico toda angustiada com as personagens, mas também sorrio e vibro com os finais felizes... Praticamente entro em outro mundo. *-*

3) Qual é o melhor gênero literário e por quê?

Thalía: Gosto muito de romance policial, principalmente dos livros do detetive Sherlock Holmes, pois são livros que aumentam nosso conhecimento, nos deixam loucos para compreender a dedução do caso, além de mostrar a cultura dos outros países nas mais variáveis épocas.

Rapha: “Melhor” não é a palavra mais adequada, cada pessoa tem um gosto e talvez o que é o
melhor para mim, é bem ruim na opinião de outras pessoas. Agora quanto à preferência, eu gosto de romance, adoooro chorar lendo livro.

Sandra: Ah, eu só não leio autoajuda. O resto, leio tudo e gosto muito!

Mayara: Eu prefiro romances, qualquer tipo; seja romântico, suspense, fantasia, etc. Eles me envolvem de uma forma inexplicável, fico dependente, não esqueço os personagens...

4) Quais os melhores livros que vocês já leram até hoje?

Sandra: Jane Eyre - Charlote Brontë; O morro dos ventos uivantes - Emily Brontë; A guerra de Clara - Clara Krammer; Pássaros feridos - Colleen McCullough; Deus é tremendo - Tony Evans; A batalha do apocalipse - Eduardo Spohr

Thalía: O cão dos Baskervilles (Sir Arthur Conan Doyle), Viagem ao Centro da Terra (Julio Verne).

Mayara: A Cidade do Sol, O Caçador de Pipas, Quarto, Amor de Redenção, Sangue Quente, Apátrida, O Arquiteto do Esquecimento, Os e-mails de Holly. São muitos e de todos os tipos.

Rapha: Nossa!! Vida de Droga (Walcyr Carrasco), Fazendo Meu Filme 01 (Paula Pimenta), A Sombra do Vento (Carlos R. Zafón), Um Amor para Recordar (Nicholas Sparks) e agora, meu mais novo queridinho: Quarto (Emma Donoghue). Tem mais um monte que eu adooro, mas se eu for falar de todos, vai ficar uma lista enorme.

Gostaria de agradecer as meninas que se prontificaram em responder as perguntas com toda simpatia do mundo!!! Obrigada por contribuirem com esse post e com o blog!

Espero que tenham gostado da pequena conversa que tivemos com elas. O intuito é mostrar que ler é sim um hábito gostoso e saudável! Que dá para se divertir com um bom livro nas mãos e viajar para diversos lugares. E com as dicas de Rapha, Mayara, Sandra e Thalía, vocês já tem ótimos autores e títulos para começarem a ler um bom livro! 

DICAS:

http://www.skoob.com.br/ - Skoob é uma rede social colaborativa brasileira para leitores, lançada em janeiro de 2009 pelo desenvolvedor Lindenberg Moreira. Sem publicidade, o site cresceu com propaganda boca a boca e se tornou um ponto de encontro para leitores e novos escritores, que trocam sugestões de leitura e organizam reuniões em livrarias. Atualmente permite interatividade com outras redes sociais, como o Twitter e o Facebook, bem como com lojas de comércio eletrônico como a Saraiva, Americanas.com e Submarino.

http://www.livrosdownload.com/ - site que reúne vários títulos nacionais e internacionais, de conteúdio literário e didático. É só clicar e baixar!

http://www.plantaoonline.blogspot.com/ - o blog da nossa @PaolaJornalismo contendo dicas de leitura, entrevistas e várias promoções. Não perca!

Confira mais dicas de blogs e sites sobre leitura no nosso twitter ao longo dessa semana. @entendergarotas

10 comentários:

  1. Adoreeeii!! Ler é ÓTIMOOO!!
    As respostas das meninas foram excelentes, me identifiquei em diversas coisas... *---*
    Li recentemente o livro Quarto e a Rapha tem razão, é o mais novo queridinho!! =D
    Beijos!
    Marcielle

    ResponderExcluir
  2. Adorei o bate papo com as meninas!!! Adorei esse novo blog Paola, espero que ele faça tanto sucesso quanto o Plantão On Line!!! Bjo!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a idéia do blog! Quem sabe as pessoas não começam entender melhor as garotas que curtem leitura né? Muito bom esse tema pra começar!
    Beijos, sucesso p vcs =*

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  4. hihihi

    Massa!

    Até eu vou pegar as dicas das meninas agora.
    Brigada, Paolita!

    Sucesso pro Pra Entender Garotas!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Sucesso com blog, tá lindo demais!!

    Adorei participar da entrevista, e adorei tbm as respostas das outras meninas, cada uma com seu ponto de vista, mas sempre com a mesma essencia hehehe

    Beeijão! ♥
    Rapha - Doce Encanto
    @raphablog

    ResponderExcluir
  6. LEgal, que bom saber que existem muuuitos amantes de uma boa leitura, que dispensam toda essa tecnoligia que não substitui o chiro de um bom livro!

    ResponderExcluir
  7. Mt legal juntar 4 garotas p falar sobre a paixão por livros!

    A Rapha é o contrário de mim... não gosto de chorar. rs (ia fazer uma piadinha, mas me contive)

    ;)

    bjs***

    ResponderExcluir
  8. Muito fofo o blog e adorei conhecer minhas amiguxas e parceiras de blog Rapha e Sandra!
    Adorei a entrevista mt legal!
    bjus
    Dri

    ResponderExcluir
  9. Adorei tudo aqui, principalmente o tema de início. Afinal, que menina nunca recebeu um comentário engraçadinho sobre estar lendo!
    Parabéns por tudo!

    ResponderExcluir
  10. Ohhh!!!Das 4 entrevistadas eu conheço 3!! dhsuhdushds

    Adorei as resposta meninas, adoro esse tipo de entrevista pq me ajuda a conhece - las melhor!

    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir